DGM

Estudo DGM: análise das cidades por clusters evita distorções e facilita leitura de dados

Franca é a 10ª melhor cidade do País em gestão municipal

Do Comércio da Franca, por Priscilla Sales

Franca é uma das dez melhores cidades do Brasil em gestão municipal. A constatação é do “Índice de Gestão Municipal”, que reúne os dados coletados em um estudo elaborado pela Macroplan, uma das mais reconhecidas empresas brasileiras de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultado.

O estudo analisou as 100 cidades com mais de 270 mil habitantes no Brasil. Foram levados em consideração para a elaboração do índice 15 indicadores em quatro áreas críticas para a gestão pública: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade. No ranking geral, Franca ficou em décimo lugar. Segundo Glaucio Neves, diretor da Macroplan e coordenador do estudo, o bom desempenho de Franca se deveu principalmente aos resultados alcançados pela cidade em dois outros estudos: o Trata Brasil, que analisa as condições ambientais e de saneamento no município, e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Com indicadores positivos na área de saneamento e o melhor resultado do Ideb 2017, Franca obteve uma alta pontuação, ficando entre as dez melhores cidades”.
Grupos
O estudo da Macroplan, além do ranking nacional, também separou os municípios em oito grupos de acordo com as afinidades entre as cidades. A ideia é evitar distorções e facilitar a leitura dos dados apresentados. “É possível avaliar a performance de cada cidade comparando municípios semelhantes em termos de complexidade de gestão e disponibilidade de recursos, além de identificar um potencial de melhoria dos indicadores mais factível com a realidade de cada local”, analisa Glaucio Neves.
Em seu grupo, Franca alcançou o segundo lugar. Perdeu apenas para Limeira. No grupo ainda estão: Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Guarulhos (SP) e Porto Velho (RO), entre outras.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado