Cenários, Gestão estratégica

COVID-19: Como governantes devem reagir?

16 de março de 2020

Gestão Estratégica de crises

Comunicado aos nossos clientes e parceiros, ao mercado e à sociedade

A Macroplan, consultoria especializada em análise prospectiva, estratégia e gestão, está monitorando os sinais e as expectativas e os impactos relacionados à evolução da epidemia do coronavírus no mundo e no Brasil desde sua eclosão na China. 

Apesar das incertezas podemos antecipar com segurança que a próxima “rodada” de projeções do PIB do Brasil para 2020 terá viés de baixa expressivo.

É certo ou quase certo que o pico desta crise no nosso país ainda está por vir e que seu impacto nas pessoas, na economia, nas empresas e no governo será significativo. O que é incerto é a duração desse impacto, que dependerá diretamente da capacidade de reposta de nossos líderes.

Diante deste cenário, a Macroplan recomenda que governos e empresas atuantes no Brasil atualizem seus protocolos de comunicação e seus planos de contingência para preservar as suas operações essenciais e a segurança e saúde dos seus clientes e empregados. E que monitorem, em tempo real, a evolução da crise e das suas ações.

Com base em nossa experiencia elaboramos e disponibilizamos uma lista com recomendações para a gestão estratégica de governos em tempos de crise.

A pandemia do coronavírus: o cenário de uma crise estratégica para Governos

Como os governos devem enfrentar e gerenciar uma crise dessa natureza