Notícias

São José dos Campos traça cenários para o futuro

A cidade de São José dos Campos (SP) completou 249 anos com um olhar para o futuro. O município, o segundo mais populoso do interior do Brasil, contou com apoio da Macroplan para identificar os principais desafios estratégicos e impactos para futuro da cidade no médio e no longo prazos.

Cerca de um mês antes do aniversário da cidade, celebrado em 27 de julho, o Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (IIPLAN) de São José dos Campos promoveu uma oficina de reflexão estratégica, reunindo membros do seu conselho e lideranças locais. No encontro, foram debatidas questões sobre o futuro de São José dos Campos, com foco nas questões econômicas, sociais, urbanas e culturais.

Para apoiar a reflexão, a Macroplan elaborou e apresentou cinco cenários para São José dos Campos,focados em questões sócio-econômicas e urbe-culturais. As projeções têm como horizonte o ano de 2035 e apontam para as diferentes prospecções:

Cenário 1: Tecnologia e conhecimento são protagonistas de uma cidade integrada e vibrante.

Cenário 2: Tecnologia e conhecimento emergem em uma cidade voltada para o trabalho e o estudo

Cenário 3: Uma cidade inclusiva e bem cuidada, com economia de base industrial.

Cenário 4:  Uma cidade voltada para o trabalho e o estudo, com base econômica industrial.

Cenário 5: Em estagnação e lento declínio econômico, a cidade torna-se decadente

“A oficina permitiu um importante debate, com grande envolvimento de atores relevantes da cidade na reflexão estratégica de longo prazo. Os participantes tiveram a oportunidade de identificar implicações, impactos, oportunidades e ameaças associadas a cada cenário”, lembra Juliana Kircher, consultora da Macroplan responsável pelo trabalho em São José dos Campos.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado