Estudos

Desafios da Gestão Municipal 2018

1 de agosto de 2018
Download

Agradecemos seu interesse em baixar o arquivo. Para fazer o download preencha o formulário abaixo:





Bem-vindo à nova edição do estudo “Desafios da Gestão Municipal” que apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras em termos populacionais (acima de 273.000 habitantes), que respondem por mais da metade de tudo que é produzido no Brasil.

A atratividade das cidades depende de uma série de fatores objetivos e subjetivos. Aqui consideramos alguns aspectos que captam a oferta de serviços essenciais sob influência dos governos municipais mesmo que fornecidos por outros entes e a iniciativa privada.

Nesta edição apresentamos a evolução na década do índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) que reúne 15 indicadores em quatro áreas críticas para a gestão pública: (1) Educação, (2) Saúde, (3) Segurança e (4) Saneamento e Sustentabilidade. Para cada área foram identificados os municípios de destaque, aqueles melhor posicionados e aqueles com melhores evoluções.

A amostra dos 100 não é homogênea. O grupo dos 100 apresenta heterogeneidades internas que podem afetar a capacidade do setor público entregar resultados e a possibilidade de avanço dos indicadores finalísticos. Esta edição traz, portanto, uma análise por cluster que permite a comparação do município com o grupo de municípios mais similares em termos de complexidade da gestão e disponibilidade de recursos. Os 100 municípios estão agrupados em 8 clusters de acordo com algumas de suas características, como receita per capita, tamanho e densidade populacional e desigualdade de renda.

Os painéis municipais permitem uma visão de conjunto do município apresentando um diagnóstico da situação em cada área no ranking dos 100 e em relação ao seu grupo de comparação.

Busca-se portanto fornecer uma análise comparativa e temporal das cidades brasileiras que permita identificar os principais problemas e as soluções no âmbito da gestão municipal.

Boa leitura!