Notícias

Macroplan atinge a marca de 450 projetos realizados

24 de novembro de 2022

A Macroplan Consultoria e Analytics atingiu, no último mês, uma marca muito importante: 450 projetos realizados em 32 anos de existência. A cada projeto, uma experiência única para melhorar o futuro de empresas, governos e instituições. A cada oportunidade, um desafio de inovação, crescimento e evolução para todos os envolvidos.

“Seja no setor público ou privado, o nosso desafio é sempre agir em problemas estruturantes, de grande escala e complexidade. Isso faz com que os nossos projetos impactem muitas pessoas, em diversos níveis. Seja uma empresa que cresce e movimenta a economia, seja apontando caminhos de políticas públicas. Nosso papel é ajudar a pensar o Brasil”, comenta Glaucio Neves, Sócio-diretor da Macroplan.

Apesar de participarem de muitos projetos ao longo de suas trajetórias, para cada colaborador tem um que marca mais. “Elaborar um plano estratégico para ajudar a unir os gestores de todo o setor industrial brasileiro, que é muito diverso, em um conjunto de propostas para o futuro foi uma grande oportunidade de poder transformar a economia e gerar empregos”, explica Rodrigo Souza, Consultor Sênior da Macroplan, que lembrou do Mapa da Indústria, desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em 2013, e que tinha como objetivo trazer propostas que unissem todo o setor em prol de uma estratégia de longo prazo.

A parceria com alguns clientes permeia diversos projetos, por muitos anos. Esta longa relação, acaba influenciando na carreira dos colaboradores, como aconteceu com a Andrea Belfort, Gerente Sênior. Ela esteve no Planejamento Corporativo Estratégico do Sistema Eletrobras para o período 2010-2020 e depois no Plano Estratégico para o período 2020-2035. “São 26 anos de Macroplan e muitos projetos marcaram a minha vida, mas os planos para a Eletrobras foram especiais. O primeiro, gerou uma inovação metodológica que virou minha tese de doutorado. O segundo foi uma oportunidade única de ver o caminho que a empresa percorreu nesses anos. A nossa dedicação em transformar, transformou também a minha carreira”.

Transformar vidas é o que move Rosane Ribeiro, Gestora de Projetos e Consultora Sênior da Macroplan, que veio de uma família pobre e, através de programas assistenciais, conseguiu ter acesso à educação. “Sou apaixonada por desafios e pela jornada na busca de soluções. Adoro trabalhar com diferentes tipos de projetos em empresas, instituições do terceiro setor e com o setor público, principalmente nos projetos de desenvolvimento socioeconômico que impactam na redução da pobreza, assim como, um dia, aconteceu comigo”.

O contato com diversas pessoas e o aprendizado gerado com a experiência encanta Karla Régnier, Consultora Sênior e Líder Social, que já esteve presente em 55 projetos da empresa. “O que me mobiliza é ter a oportunidade de interagir com diferentes pessoas, aprender, trocar com as novas gerações de consultores e saber que os resultados dos projetos podem impactar positivamente a vida de muitos”, afirma.

Essa troca constante, faz com que os planejamentos traçados sejam mais realizáveis, dentro da particularidade de cada desafio. “Os problemas enfrentados pela população são diferentes nas diversas regiões de um estado. Conhecer de perto os desafios regionais é importante para a definição de prioridades e estratégias adequadas para cada localidade. Dessa forma, aumentamos a chance de mudar a vida das pessoas através das políticas públicas”, explica Éber Gonçalves, Consultor Sênior e Líder Governos.

Nesta marca histórica alcançada pela empresa, também há tempo para estudos exclusivos, que ajudam a fomentar informações sobre o nosso país, como é o caso do Desafios da Gestão Municipal (DGM) e o Desafios da Gestão Estadual (DGE). “Eles são especiais para mim. É uma forma de usar toda a nossa expertise para apontar caminhos de melhorias para o Brasil”, diz Adriana Fontes, Consultora Sênior e Líder Economia e Coordenadora do Núcleo de Conhecimento.

E é a diversidade de temas e de possibilidades que ajudam a fortalecer a Macroplan no mercado. “A capacidade de atuar em diferentes projetos e transitar por realidades distintas em diversos “Brasis” me motiva. Nunca é uma rotina, sempre um novo desafio. Por isso, temos um conhecimento fundamentado nessa vivência de tantos cenários. Isso nos tira da zona de conforto e nos faz refletir e aprofundar, mas sem perder a simplicidade necessária para ir da teoria aos resultados”, reforça Gustavo Morelli, Sócio-diretor da Macroplan.