Notícias

Congresso Competitivo 2022 discute a importância da EPT

14 de dezembro de 2022

A melhoria da competitividade do Brasil passa pela valorização e ampliação da Educação Profissional Técnica (EPT). Essa foi a principal mensagem que o sócio-diretor da Macroplan Consultoria e Analitycs, Glaucio Neves, durante palestra na última semana no Congresso Brasil Competitivo 2022, realizado em São Paulo. O encontro, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), reuniu representantes do setor produtivo, do terceiro setor, além de parlamentares e governadores.

“Um em cada quatro jovens no Brasil não trabalha e nem estuda e hoje 80% dos empresários dizem ter dificuldades para preencher vagas de trabalho. Isso é um tremendo paradoxo. Hoje a nossa taxa de formandos no ensino técnico médio é baixa, 1/4 dos países da OCDE. Para aumentar a produtividade da mão de obra temos que enfrentar de frente o desafio de expansão desta modalidade nos próximos anos. Não podemos impedir nossos jovens de sonhar e ter um futuro melhor, são muitos talentos desperdiçados todos os dias”, explicou Neves.

Segundo o sócio-diretor da Macroplan, existem oportunidades e desafios a vencer em busca de um salto no desempenho na educação profissional técnica no país como, por exemplo, padrões e processos de avaliação para induzir a melhoria contínua e fomentar a disseminação de boas práticas; adequação da oferta às demandas, vocações e potencialidades regionais e locais; o ensino técnico como como alternativa efetiva de qualificação profissional e inserção competitiva no mercado de trabalho; e integração do ensino com a estratégia de desenvolvimento e com as políticas de inclusão produtiva.

“Nossos jovens merecem mais. Enquanto sociedade temos o dever moral de lhes oferecer oportunidades de se desenvolverem. O que nós, empresários, podemos fazer para valorizar e acelerar a ampliação da Educação Profissional Técnica no Brasil?”, completou.

Com o tema “O Brasil e a nova ordem mundial”, os convidados do Congresso falaram sobre o que esperar da economia nacional e internacional nos próximos anos, e como a agenda de propostas contida no documento 12 Compromissos Para Um Brasil Competitivo, elaborado pelo MBC e a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, será importante.