Estudos

Desafios da Gestão Estadual 2014

1 de novembro de 2014
Download

Agradecemos seu interesse em baixar o arquivo. Para fazer o download preencha o formulário abaixo:





O Brasil avançou nas últimas décadas em termos sociais e econômicos, porém continua com  elevados déficits em relação aos países desenvolvidos. Perduram, ainda, significativas  desigualdades entre os estados.

Os governos estaduais são parte fundamental para acelerar, aprimorar e consolidar o processo de  desenvolvimento do Brasil. Melhores respostas dos governos na ampliação do acesso e da  qualidade dos serviços são também demandas crescentes da sociedade. As manifestações  populares de 2013 são exemplos disso.

Os novos governadores encontrarão, em geral, um cenário macroeconômico desfavorável e verão  seus limites de atuação estreitados pela restrição de recursos, sobretudo após um ano de baixo  crescimento. Será preciso “fazer mais com menos”. Será necessário inovar na gestão, definir  prioridades e avançar em eficiência!

Neste contexto, o presente estudo buscou organizar e analisar a informação disponível sobre a  situação atual e a evolução na última década das 27 Unidades da Federação em 10 dimensões –  Educação, Juventude, Saúde, Segurança, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico  Desenvolvimento Social, Condições de Vida, Institucional e Gestão Fiscal – e 69 indicadores.

Da análise, é possível identificar com clareza os desafios que se apresentam aos novos  governantes e, principalmente, as estratégias para sua superação. O que se pretende  essencialmente é identificar governos e práticas que tenham sido capazes de alterar a  realidade encontrada em curtos espaços de tempo.

O objetivo central da Macroplan com a realização desse estudo é contribuir para a melhoria  da gestão pública no país.

Para cada uma das dimensões estão propostas estratégias para a melhoria da gestão,  elaboradas a partir de pesquisas efetuadas junto aos governos que se destacaram nessas  dimensões e da consolidação das práticas testadas pelas equipes técnicas da consultoria, ao  longo das duas últimas décadas, na execução de projetos junto aos governos (federal,  estaduais e municipais).

Boa leitura!