Macroplan na mídia

Romero classifica Plano Estratégico como um marco para o progresso de Campina Grande

A noite dessa quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, ficará marcada como um divisor de águas no processo de desenvolvimento de Campina Grande.

É essa a conclusão do prefeito Romero Rodrigues, outras autoridades políticas e das principais lideranças empresariais e industriais da cidade, que estiveram no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) para a assinatura do termo de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED-CG 2035) para os próximos 20 anos do município.

Concebido como uma ‘produção coletiva’ e não apenas da atual gestão, o planejamento a ser elaborado pela empresa Macroplan nos próximos meses vai reger o progresso campinense nas mais diversas áreas, como educação, saúde e economia.

“Hoje em dia ninguém pode governar uma cidade como Campina Grande e toda essa região sem um bússola. E quando o prefeito Romero nos procurou para assinarmos um convênio em que a Federação seria responsável absoluta pela realização do plano, nós ficamos encantados com a ideia. Ao avaliar o desafio, vimos o quão importante era para a cidade e aceitamos”?, discursou Francisco ‘Buega’ Gadelha, presidente da Fiep, enaltecendo a iniciativa da Prefeitura Municipal.

Antes, foi assinado o convênio entre a Federação e empresa Macroplan, representada pelo presidente Claudio Porto.

O Conselho Gestor do Plano Estratégico de Desenvolvimento será presidido pelo engenheiro Renato Castro Lago, da Sinduscon-PB.

Além da presença da Prefeitura, a comissão será integrada ainda por representantes da AACG, CDL, Sebrae, IFPB, Sudene, Famup e Governo do Estado.

Agradecido pela deferência das autoridades presentes, o prefeito Romero Rodrigues se mostrou entusiasmado com o PED-CG 2035. Ele destacou que, apesar de não ter recebido a cidade com um planejamento estratégico de desenvolvimento, a gestão tem conseguido se antecipar ao plano formalizado nesta quinta-feira.

Isto porque, prosseguiu o gestor, a cidade vem desenvolvendo planos de mobilidade urbana, resíduos sólidos e saneamento básico, investindo na Educação e na Saúde, com a compra do Pedro I e a municipalização do Hospital Dr. Edgley, além do advento Complexo Aluízio Campos, onde estão em execução as obras do maior conjunto habitacional em construção do Brasil.

“Ninguém, isoladamente, é mais inteligente do que a soma de todos nós. Esse planejamento não é uma mera ação administrativa do atual governo municipal. É um projeto para Campina Grande e seu povo. Temos potencial para ir bem mais longe, criando e expandindo alternativas econômicas capazes de alavancar nosso progresso. Com os pés fincados no presente e a cabeça no futuro, nós haveremos de deixar as respostas positivas desse projeto para as próximas gerações”, registrou Romero.

Além dos representantes de cada entidade integrante do Conselho Gestor do PED-CG 2035, a solenidade foi prestigiada, entre outras autoridades, pelo senador Cássio Cunha Lima, pelo deputado federal Rômulo Gouveia e os deputados estaduais Bruno Cunha Lima e Tovar Correia Lima, representando a Assembleia Legislativa.

A Macroplan, uma da melhores consultorias do país, é responsável por este tipo de estudos em cidades ou Estados do nível de Niterói (RJ), Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

A empresa iniciou o trabalho de planejamento do Suape, em Recife, além de montar planos estratégicos de vários órgãos. Serão usados, assim, como parâmetros, algumas cidades do Brasil que deram certo, a exemplo de Maringá, no Paraná, que tem um padrão de vida diferente por conta de um planejamento de mais de quarenta anos.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado