Notícias

Planejamento Estratégico do Sistema FIEC em nova etapa

O Planejamento Estratégico do Sistema FIEC avança mais uma importante etapa: a da implementação. O trabalho, coordenado pela Macroplan, já construiu uma visão integrada de atuação de todas as entidades que compõem o Sistema – SESI, SENAI, IEL, e CIN – de modo a garantir uma ação sinérgica e alinhada entre elas.

Nesta nova etapa, realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2015, o projeto teve quatro importantes desafios: definir métricas de desempenho para os objetivos do mapa estratégico do Sistema FIEC, estruturar uma carteira de projetos estratégicos, implantar um escritório de projetos (PMO) e desenvolver nas equipes competências e capacidades críticas ao processo de monitoramento estratégico.

Atenta a esses desafios, a equipe da Macroplan desenvolveu um modelo de monitoramento para acompanhar o andamento da carteira de projetos e avaliar o desempenho de cada entidade do Sistema, por meio de indicadores e metas. Para atuar em rede, também foi implantado um escritório de projetos (PMO) para operar como centro de apoio, no qual as informações referentes aos prazos, custos e resultados da carteira encontram-se centralizadas e facilmente disponíveis, de modo a auxiliar no suporte à tomada de decisão no nível estratégico. “Ao atuar na superação de riscos e restrições de alto impacto para a execução da carteira, o PMO garante o alinhamento da carteira à estratégia corporativa”, explica Tobias Albuquerque, gerente do projeto.

Segundo o gerente, ter uma fase de implementação da estratégia bem-sucedida é fundamental para transformar as intenções planejadas em ações e resultados concretos. “Ao longo dos anos, a Macroplan acabou acumulando uma experiência considerável na implantação de estruturas gerenciais especialmente designadas para apoiar a tomada de decisão no nível estratégico, seja no âmbito governamental ou privado. A orientação por negócios, juntamente com o novo modelo de gestão estratégica, constitui inovações importantes para o Sistema FIEC.”

CASE: conheça a metodologia aplicada no trabalho com a FIEC

ARTIGO: PMO estratégico de alto impacto

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado