Notícias

Macroplan apoia implantação do Consórcio Brasil Central

Em uma iniciativa inédita e inovadora, os estados do Centro-Oeste, o Distrito Federal, Tocantins e Rondônia formaram um consórcio interestadual para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. O Consórcio Brasil Central prevê um modelo de cooperação entre as seis unidades, com a proposta de construir uma agenda de desenvolvimento com base nas ações realizadas nos diversos eixos estratégicos que interessam a todos os Estados. Inicialmente, a parceria atuará em seis frentes principais: agropecuária, educação, empreendedorismo, industrialização, inovação e infraestrutura e logística.

O bloco econômico está organizado em forma de associação pública, vinculada aos seis Estados. A Macroplan está apoiando a implantação dessa nova entidade, formada por uma Assembleia Geral e um Conselho de Administração, além de uma estrutura de diretorias e assessorias. A consultoria está atuando em quatro frentes de ação: elaboração da visão estratégica do Consórcio Brasil Central, definição de um modelo de governança e organização para o bloco econômico, apoio à forma de atuação do Conselho de Administração e um diagnóstico situacional da Região.

“Temos o papel de ajudar os estados a se alinharem em torno de uma visão estratégica para a Região, além da preparação de uma agenda para os próximos dois anos. Estamos assessorando na construção de um modelo de governança, organização e gestão para o Consórcio e também a implantação do Conselho de Administração, para que se consolide como um órgão atuante, com uma estrutura enxuta e executiva”, destaca Renato Naegele, consultor da Macroplan responsável pelo trabalho com o Consórcio Brasil Central.

Além de apoiar a estruturação do bloco econômico, a consultoria realiza estudos diagnósticos para apoiar iniciativas imediatas do grupo. O conhecimento sobre as exportações dos seis Estados do Brasil Central vai permitir ao Consórcio desenvolver ações para expansão da participação da Região nas exportações totasi do País. Também estamos mapeando os requisitos fitossanitários nos principais países compradores de produtos do agronegócio região, para que o Consórcio possa desenvolver, no médio prazo, ações que levem a estabelecer um selo de qualidade. Por fim, a Macroplan está construindo um indicador regional relacionado a qualidade da educação, o IDEB do ensino médio do Brasil Central, para mobilizar as ações do Consórcio com vistas a superar em todos os Estados a meta nacional.

“Com essa iniciativa, os estados da região mais que concorrentes entre si, passam principalmente a cooperar por um desenvolvimento e crescimento integrado, ganhando maior relevância e ampliando a participação na economia nacional”, projeta Naegele.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado