Notícias

Encontro sobre gestão e inovação reuniu prefeitos no Espírito Santo

Em encontro realizado com prefeitos eleitos e reeleitos em cidades do Espírito Santo, o governador do Estado, Paulo Hartung, sugeriu que os atuais e futuros gestores municipais ?se conectem com a realidade da população? destacando que a atuação das prefeituras precisa estar adequada ao atual contexto socioeconômico. O alerta do governador também foi o ponto de partida da palestra ?Gestão Contemporânea? apresentada no evento pelo diretor da Macroplan, Gustavo Morelli.

“O cenário é desafiador para governantes e gestores públicos que enfrentam, ao mesmo tempo, escassez de recursos e mais exigências da sociedade. Não há recursos para fazer mais do mesmo. Fazer menos implica em enorme custo político. É preciso fazer diferente”, afirmou Morelli.

A saída, segundo o diretor da Macroplan, é aumentar a qualidade e a produtividade das políticas públicas e governar em sintonia com a sociedade. “Não se trata apenas de arrecadar mais dinheiro, mas sim de usar melhor os recursos disponíveis”, analisou. Durante a apresentação, Morelli apresentou exemplos de municípios brasileiros que aplicaram com sucesso esse conceito, como o estado de Goiás que em seis anos aumentou a sua nota no IDEB mantendo praticamente estável o investimento por aluno.

“O momento é propício para inovações na gestão que ampliem a produtividade do gasto e a eficiência das políticas públicas. Há um déficit na gestão pública brasileira que permite ganhos em prazos relativamente curtos e o uso intensivo das tecnologias, inclusive de gestão, é chave neste processo”, sintetizou o diretor da Macroplan.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado