Cenários

Não é possível eliminar a incerteza. O máximo que podemos fazer é reduzi-la a um número administrável de hipóteses por meio de cenários. Diante disso, a questão relevante é: o que faremos se tal cenário acontecer?"
Arie de Geus

O QUE OS CENÁRIOS AGREGAM AOS CLIENTES

A experiência da equipe Macroplan na elaboração e uso de cenários indica que (i) cenários são uma referência muito útil para identificar incertezas e antecipar oportunidades e, assim, ampliar as chances de apropriação de valor e sustentabilidade do negócio; (ii) cenários reduzem as diferenças de percepção e melhoram a qualidade das decisões estratégicas; (iii) as organizações que utilizam cenários correm menores riscos de serem surpreendidas e possuem maior capacidade de antecipar oportunidades e ameaças; (iv) cenários são um poderoso instrumento de aceleração da aprendizagem organizacional.

INCERTEZAS E EXPLORAÇÃO DO FUTURO

As mudanças no ambiente externo das organizações são cada vez mais relevantes na geração (ou destruição) do valor potencial dos negócios. A crescente complexidade e incerteza demandam das organizações, e seus gestores, maior capacidade de identificar e lidar com as mudanças. A elaboração de cenários surge em resposta a estas demandas. Cenários são ferramentas para explorar o futuro e antecipar estratégias em um mundo de grandes incertezas.

A METODOLOGIA

Os estudos de Cenários da Macroplan preparam seus clientes para fazer face aos desafios do futuro, são relevantes no planejamento e gerência estratégica, na antecipação de crises, no apoio a processos decisórios, na análise de projetos, no gerenciamento de mudanças e como referência para negociações. A metodologia Macroplan de construção de cenários e prospecção de futuros compreende basicamente seis etapas:
  • Mapeamento dos fatores invariantes e dos condicionantes do futuro pertinentes ao seu objeto de interesse;
  • Análise e Seleção: identificação e hierarquização das incertezas críticas em relação ao futuro do ambiente cenarizado;
  • Prospecção: geração e desenvolvimento de cenários alternativos do futuro, enfatizando as dimensões ligadas às incertezas críticas;
  • Interpretação: comparação e análise dos cenários com ênfase na antecipação de oportunidades e ameaças para a organização;
  • Decisão: posicionamento estratégico da organização face aos cenários; e
  • Disseminação: em uma perspectiva de aprendizagem organizacional.
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