Governo de Goiás inova em soluções para a Educação Infantil

[-] Texto [+]
24/08/2017 | Macroplan

Na última quinta-feira, 17/8, aconteceu o I Seminário Internacional sobre Educação Infantil promovido pela Secretaria de Educação Cultura e Esporte (Seduce). O evento, que contou com um ciclo de palestras e troca de experiências de governantes de diversos estados sobre o tema, teve a participação de nomes importantes da área, como o de Ricardo Paes de Barros, Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna (IAS) e professor no Insper: "O que Goiás está fazendo pela primeira infância deve ser copiado por outros estados", afirmou ele durante sua palestra.

O evento, que reuniu também prefeitos e secretários dos municípios que participam do desafio de promover o Acesso à Educação Infantil, foi uma atividade do projeto Primeiros Passos: Educação Infantil que é parte do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador. O programa é fruto de parceria entre o Governo Goiás e a Macroplan para desenvolver a competitividade e a melhoria da gestão pública no estado.


A partir do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), cuja meta é ampliar o percentual de atendimento de crianças em seus primeiros anos de vida, foi possível identificar os principais gargalos da educação infantil nos municípios e, assim, traçar estratégias de ação para reverter esse quadro: "Nesse processo, o governo estadual iniciou uma importante aproximação junto aos municípios com objetivo de encontrar formas de ajuda-los no cumprimento dessa meta", lembrou Éber Gonçalves, consultor da Macroplan envolvido no projeto.

De acordo com Éber, a principal diferença da iniciativa estabelecida pelo governo de Goiás é o fato de ser uma política pública pensada na perspectiva do direito, ou seja, garantir às crianças o acesso à creche ou pré-escola de qualidade, promovendo o desenvolvimento intelectual e o consequente desenvolvimento do estado .


Para efetivamente por em prática as estratégias estabelecidas por esse projeto foram selecionados 53 municípios focais: "A definição desses municípios contou com o auxílio da Macroplan. A partir dessa seleção inicial aconteceu um aprimoramento posterior por parte do próprio governo", ressaltou Marcelo Trevenzoli, consultor da Macroplan também envolvido no projeto.

De acordo com Éber e Marcelo, a parceria da Macroplan com o Governo de Goiás resultou em iniciativas promissoras para melhorar a competitividade do estado e a qualidade de vida dos goianos : "Elaboramos o diagnóstico, apoiamos na definição de prioridades, na estruturação dos projetos, na concepção do modelo de gestão e encerramos com a implantação de um processo de monitoramento e avaliação de resultados", explicaram. 

 

 

*Crédito imagem: Portal Seduce