Brasil Central: integração é opção para ampliar competitividade

[-] Texto [+]
07/12/2016 | Macroplan
Na última reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central em 2016, governadores de quatro estados e o do DF, Rodrigo Rollemberg, aproveitaram para estreitar ainda mais os laços. Entre os temas, a possibilidade de compras compartilhadas, especialmente na saúde, entre as unidades da Federação participantes.

Durante o encontro, o diretor da Macroplan Gustavo Morelli mostrou os desafios dos estados, com base nos dados do estudo Desafios da Gestão Estadual, lançado pela consultoria recentemente. O recorte foi analisado com um destaque positivo: o Brasil Central hoje representa 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, maior porcentual já registrado. A região foi responsável por quase 80% do superávit da balança comercial brasileira em 2015.

De acordo com o estudo feito pela Macroplan, o Brasil Central está na terceira colocação entre as regiões na análise sintética dos 28 indicadores avaliados pelo IDGE, índice criado pelo estudo para medir a performance da gestão pública. ?O desafio da região é continuar a avançar especialmente nos campos da educação, infraestrutura e segurança para que em 2022 alcance os mesmos patamares das regiões Sul e Sudeste do país?, apontou Morelli durante a apresentação.

Conheça o estudo "Desafios da Gestão Estadual"

O diretor da Macroplan afirmou que ganhos contínuos de produtividade na gestão pública são fundamentais para acelerar os ganhos de competitividade da região, especialmente num ambiente de escassez de recursos. ?O momento é propício para inovações na gestão que ampliem a produtividade do gasto e a eficiência das políticas públicas. Há um déficit na gestão pública brasileira que permite ganhos em prazos relativamente curtos e o uso intensivo das tecnologias, inclusive de gestão, é chave neste processo?, avaliou Morelli.

A Macroplan foi a consultoria que apoiou a estruturação do consórcio Brasil Central desde a sua concepção até a sua efetiva implantação. Saiba mais

Foto e informações: site agenciabrasilia.df.gov.br