Piracicaba é 2ª melhor do Brasil em 'gestão municipal', segundo estudo

[-] Texto [+]
13/03/2017 | G1 Piracicaba e região
Vista aérea do Centro de Piracicaba, SP -Foto: Thomas Fernandes
Levantamento de consultoria avalia desempenho de 100 maiores cidades - Índice comparou situação dos municípios no período entre 2005 e 2015.

Um estudo entre as 100 maiores cidades do Brasil colocou Piracicaba (SP) como a 2ª melhor do país em gestão municipal. O levantamento da consultoria Macroplan avaliou, segundo a empresa, o desempenho dos municípios de 2005 a 2015 nas áreas de educação e cultura, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.

Entre as melhores cidades indicadas no estudo, Piracicaba aparece atrás de Maringá (PR) e à frente de São José do Rio Preto (3º), São José dos Campos (4º) e Franca (5º), além de Campinas (6º), Limeira (8º) e Ribeirão Preto (11º).

O Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) também listou as piores cidades do país. Considerados os mesmos 16 indicadores nas mesmas quatro áreas, o ranking dos municípios em situação mais complicada reúne: Duque de Caxias (RJ), na 96ª posição, seguida de Nova Iguaçu (RJ), Macapá (AP), Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA), no 100º lugar.

As 100 maiores cidades do país analisadas no estudo representam, juntas, metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme a consultoria.

Dados do estudo

Os números específicos do desempenho de Piracicaba entre 2005 e 2015 podem ser vistos no portal da companhia que realizou o levantamento (clique neste link para acessar os dados da cidade). O estudo completo, com resultados dos 100 municípios avaliados, também pode ser consultado no site da consultoria